Expedição e Vivência na Aldeia Paredão
ABRIL 2018
A Aldeia Paredão, com população indígena de etnia Shanenawa tem na sua totalidade 85 pessoas, sendo 25 adultos; 38 jovens de 13 a 18 anos e 28 crianças de 0 a 12 anos. Localizada a uma hora da cidade de apoio, Feijó/no Estado do Acre. Feijó está distante 368 km da capital Rio Branco/ Estado do Acre. As Aldeias Mãe Txanaya e Mukaya estão localizadas no Rio Envira, formada pela etnia Hunikuin. As atividades realizadas durante a expedição são consideradas de nível 1 de esforço físico.
Entrada na Floresta:
1º. Dia – Após chegada em Rio Branco no dia 02/04 no final da noite em Rio Branco, faremos um breve descanso e o grupo segue para Feijó após café da manhã. Esta viagem leva aproximadamente cinco horas, via transporte terrestre,
aonde pernoitamos.
2º. Dia – 04/04 – Após compras dos equipamentos e doações, saída para a Aldeia Paredão, por meio de embarcação indígena. Serão quatro dias nesta aldeia.
5º. Dia – 07/04 – Saída para a Aldeia Mukaya por meio de embarcação indígena, com duração aproximadamente de sete horas. Serão dois dias de atividade nesta aldeia.
7º. Dia – 09/04 – Saída para a Aldeia Txanaya por meio de embarcação indígena, com duração aproximadamente de duas horas. Serão dois dias de atividade nesta aldeia.
Saída da Floresta:
10º. Dia – Após permanência nas aldeias até o dia 12/04, o grupo retorna via transporte fluvial para de barco para Feijó. Lá o grupo retorna para Rio Branco, por meio de transporte rodoviário, para pernoite.
11º. Dia – No dia seguinte, 13/04, o grupo conhece a cidade de Rio Branco e no período da noite retorna à cidade de origem.