Atividades de Experimentação no Rito

Já não é de hoje que os conhecimentos dos índios possibilitam a descoberta de medicamentos para doenças pela medicina moderna. Segundo matéria da Revista Super Interessante, publicada por Carol Castro em outubro de 2016, uma madeira amarela de um tipo de abútua ou a seiva amarelada da caopiá são usadas para curar doenças no fígado.

Outro exemplo é a raiz da parreira-brava utilizada pelos índios para curar mordida de cobra. E, ainda a conhecida aspirina extraída da casca do salgueiro ou colírios a base de pilocarpina utilizado no tratamento de glaucoma procedente da árvore jaborandi. Através da observação, comparação e testes os indígenas constroem seus experimentos resultando nas medicinas da floresta.

Universo de Ayahuasca

Estudo realizado pela pesquisadora Beatriz Caiuby Labate apresenta uma riqueza de detalhes sobre o universo de ayahuasca no Brasil revelando sua riqueza cultural, intelectual e espiritual bem como a necessidade de estudos emergentes sobre esta cultura que se espalha nas áreas urbanas, com consumo ao redor do mundo.

Estudo das Ervas

Inúmeros estudos sobre as propriedades das ervas com potencial farmacológico, toxicológico e possíveis aplicações terapêuticas são temas de artigos em revistas nacionais e internacionais.

Desmistificando a Planta

Estudiosos adeptos da doutrina realizam pesquisa sobre os valores transmitidos pelo uso da ayahusca reforçando a necessidade de desmistificar as informações sobre esta planta.

BLOG DA FLORESTA

, , , ,

Vamos andar por esta trilha juntos? Expedição na Região do Envira - Janeiro/2020

Olá como vai? Haux haux O povo da floresta está organizando…
, , ,

Próxima Expedição - Janeiro 2020

Há algum tempo nos comunicamos a respeito das expedições…
, ,

Os papéis das mulheres nas aldeias indígenas do Rio Envira.

A Comissão de Mulheres Indígenas da Rio Envira – COMIRE é…

A experimentação das plantas durante a expedição é optativa para cada expedicionário, sendo de seu livre arbítrio vivenciar os ritos indígenas durante a expedição. Contudo, algumas precauções devem ser tomadas para que a vivência agregue valores e momentos de harmonia para o expedicionário.

Não há bebida alcoólica no ambiente indígena. É Proibido por Lei Federal levar, portar ou ingerir bebidas alcoólicas, em território indígena.