Expedição, Vivência e Festa Cultural do Povo Shanenawa
JULHO 2020
A aldeia Kané Maéra, conhecida como Paredão, é originária da etnia Shanenawa e possui uma população formada por aproximadamente 173 indígenas, e destes 77 são crianças. Ela está localizada a uma hora e meia (1h:30m) de transporte fluvial da cidade de Feijó, que está distante 368 km da capital Rio Branco no Estado do Acre (BR).
Festa Cultural – Os Shanenawas comemoram anualmente, com muita alegria e religiosidade, a boa colheita agrícola que tiveram e esperam ter em suas terras. Uma oferenda de energia a seus Deuses. Convidam outras aldeias e etnias para festejarem com eles e, este ano, cerca de 15 aldeias e algumas etnias estarão presentes: os hunikui do Envira, os Kampa, os Shawãdawa e os Jaminawas. Desta vez, será aberta ao público até 05 pessoas.
Nossa participação, como expedicionário, tem como objetivo colaborar com a doações de insumos, produtos ou serviços necessários para a realização dos projetos da aldeia. Normalmente, o tipo de doação é definido próximo da viagem e limitado ao valor da contribuição conforme o tamanho do grupo formado para a vivência.
A renda arrecadada nesta expedição atenderá exclusivamente a cobertura dos custos necessários para a realização das atividades previstas neste roteiro e, aproximadamente 65% do valor é destinado ao apoio ao povo Shanenawa.
Detalhes do roteiro:
Cada participante deve chegar no aeroporto de Rio Branco entre dia 20/07 a partir das 21:00 hrs. Os voos advindos de várias origens do Brasil chegam normalmente neste aeroporto entre o final da noite e início da madrugada. Estamos chegando na floresta!
Entrada na Floresta:
20/07 – Após chegada em Rio Branco, o grupo fará um breve descanso em hotel ou pousada em Rio Branco.
21/07 – Pela manhã, após breve café da manhã, seguiremos para Feijó. Esta viagem leva aproximadamente de cinco a seis horas via transporte terrestre. Chegando em Feijó faremos as compras dos equipamentos e doações. Adquirido todos os produtos necessários, partiremos para a Aldeia Paredão, por meio de embarcação indígena. Na chegada haverá recepção dos índios com passeio na aldeia. A noite abertura do trabalho de pajelança dirigida pelos txais da aldeia.
22 e 23/07 -Passeios pela floresta e trilhas sagradas. Noite de cantorias e contações de histórias e trabalho com as medicinas da floresta.
24, 25 e 26/07 – Abertura e fechamento da festa cultural da produção agrícola do povo Shanenawa. Nesses dias, haverá muita interação com os povos presentes, com brincadeiras, danças típicas, como a Xakury entre outras. À noite, trabalho espiritual com os xamãs espirituais presentes de agradecimento a presença do grupo.
Saída da Floresta:
28/07 – Após permanência na aldeia, o grupo retorna via transporte fluvial para Feijó. Lá o grupo retorna para Rio Branco por meio de transporte rodoviário direto para o aeroporto.
Sentiu o chamado para essa expedição maravilhosa? Então não perca tempo, entre em contato pelo email contato@povodafloresta.com.br e reserve o seu lugar.
Informação detalhada da Expedição Julho/2020 clique aqui.
Shavá! Shavá!